CENFIM2014

O CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica foi criado em Portugal, em Janeiro de 1985, por Protocolo entre o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos e Metalomecânicos e Afins de Portugal e ANEME – Associação das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas.

O CENFIM é uma organização sem fins lucrativos, a nível nacional e possui uma rede de 13 Centros regionais de formação profissional cobrindo todo o País e realizando cursos de Aprendizagem, com dupla certificação, a profissional e a académica; CET – Cursos de Especialização Tecnológica; cursos EFA – Educação e Formação de Adultos e cursos de Formação contínua para activos (Formação modular ou Formação extra-catálogo e formação à medida), nas áreas técnicas e de gestão

A cooperação do CENFIM com as Empresas do sector é estreita e extensiva, através dos contactos directos dos seus centros regionais de formação no país. O CENFIM é o maior Centro de Gestão Participada, tendo realizado em 2015 um total de 830 acções de formação, envolvendo 12.554 formandos e ascendendo a 218.679 horas de formação.

O CENFIM procura todas as oportunidades para aumentar a qualidade da sua oferta formativa, certificar a qualidade dos seus serviços, estabelecer parcerias e ampliar as suas actividades.

O CENFIM como Entidade Formadora é Acreditada por:

  •  APCER – Associação Portuguesa de Certificação, de acordo com os referenciais normativos NP EN ISO 9001:2008 (Qualidade); NP EN ISO 14001:2004 (Ambiente); OSHSAS 18001:2007/NP 4397:2008(Segurança); NP 4427:2004 (Recursos Humanos); NP 4469-1:2008 (Responsabilidade Social);
  • ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho;
  • Autodesk, como Centro de Formação Autorizado para a formação em softwares AutoCad, Inventor;
  • DGEG – Direcção Geral de Energia e Geologia como entidade certificadora e emissora de licenças profissionais, para a área do Gás;
  • EWF – European Welding Federation (Federação Europeia de Soldadura); e IIW – International Institute of Welding (Instituto Internacional de Soldadura).

O CENFIM integra em diversas parcerias técnicas e de serviços. Coopera desde 1996 em Formação profissional com os países de PALOP, especialmente Angola e Moçambique. Participa regularmente nos campeonatos do WorldSkills, onde várias vezes tem arrecadado medalhas e os seus formadores e técnicos têm sido selecionados para presidentes do Júri, em especial nas profissões de CNC e CAD, o que evidencia a sua competência e traz muito orgulho à Organização.

A partir de 1989 participou, como coordenador e como parceiro, em mais de cem Projectos co-financiados por diferentes Programas da Comissão Europeia: Petra, Force, Euroform, Now, ADAPT, Youthstart, Connect, Leonardo da Vinci, Socrates, EQUAL, Lifelong Learning Programme – Comenius, Grundtvig, Leonardo da Vinci, e Erasmus +. Através destes projectos, o CENFIM tem tido a oportunidade de estabelecer uma parceria sólida com mais de 200 Parceiros de 32 Países europeus. A sua participação tem incidido em diversas áreas, com destaque na sua área de actividade e de know-how: novas tecnologias em CNC, CAD, Energia, Automação, Robótica, Domótica, pedagogia, e-learning, novas abordagens de formação, focado na interligação e intervenção das Empresas do seu sector. Toda essa larga experiência proporciona uma competência sólida em conformidade com os regulamentos de diferentes programas Europeus e dos seus parceiros.

 

Parceiro
Contacto:  José Fonseca
Emailjose.fonseca@cenfim.pt
Websitehttp://www.cenfim.pt/